Curso de Graduação em Direito em Volta Redonda

Notícias

Corpo Docente

            

Ana Alice De Carli

Doutora e Mestre em Direito Público e Evolução Social. Especialista em Direito Público. Professora do Curso de Direito e do Mestrado em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da Pós – Graduação Lato Sensu em Residência Jurídica – UFF/VR. Pesquisadora do GEMADI/UFF – Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito. Pesquisadora colaboradora do “Proyecto de Investigaciòn Sustentabilidad y Desarrollo: perspectivas para la construcciòn de um estado de derecho ambiental en Brasil y Costa Rica”, coordenado pelo prof. dr. Carlos E. Peralta, do Instituto de Investigaciones Jurídicas de la Faculdad de Derecho de la Univesidad de Costa Rica.Membro do Conselho Editorial da Editora Lumen Juris. Parecerista de periódicos. Autora de livros e artigos jurídicos. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ.
Curriculum Lattes

        

Andressa Guimarães Torquato-Fernandes

Professora Adjunta de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal Fluminense, aprovada em 1o lugar. Possui Pós-doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV); Doutorado em Direito Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) com Doutorado Sanduíche no Center for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy (CEPMLP), da University of Dundee, Escócia. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi bolsista FAPESP e CNPQ; Professora Visitante no Institute for Law and Finance e no Institute for Monetary and Financial Stability, da Universidade de Frankfurt (Goethe University) e Professora convidada para ministrar aulas nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Direito Financeira da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; foi Pesquisadora do Núcleo de Estudos Fiscais da Fundação Getúlio Vargas e Advogada na área regulatória e tributária em São Paulo.
Curriculum Lattes

 

Antonio D’Elia Junior (In memorian)

É Doutor em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade.. Atualmente é Professor Adjunto em Teoria do Estado no Curso de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Administração Institucional de Cursos e Legislação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Estado, Direito Urbanístico e Metodologia do Ensino e da Pesquisa.
Curriculum Lattes

        

Carla Appollinario de Castro

Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Graduada em Direito. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Direito de Volta Redonda, professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense. Tem interesse em Direito e Sociologia, com ênfase nas pesquisas sobre outros modos de produzir e de trabalhar, a vivência e a subjetivação a partir da atividade produtiva, os direitos sociais e humanos, a exclusão social e a criminalização dos movimentos sociais, sindicais e populares.
Curriculum Lattes

           

Carlos Eduardo Cunha Martins Silva

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006), Especialização em Criminologia, Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (2009), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Não obstante, é Professor Assistente de Processo e Prática Penal, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Departamento de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação, em nível de Especialização, Residência Jurídica, modalidade presencial, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense, além de lecionar também na Especialização em Criminologia, Direito e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes. Ademais, compõe o Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH) e o Observatório de Direitos Humanos do Sul Fluminense (ODH-SFLU) e advoga em âmbito privado. 
Curriculum Lattes

Clarissa M. B. Brandão de Carvalho Kowarski

Clarissa Brandão Kowarski possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Permanente do Programa. Professora Associada vinculada ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (UFF) ministrando disciplinas no curso de Direito e de Engenharia de Produção. Pesquisadora da vinculada a Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Associada a Sociedade Brasileira de Direito Internacional (SBDI) e a Asociación Iberoamericana de Derecho de la Energia (ASIDE). Tem experiência nas áreas de Direito Internacional, Direito do Comércio Internacional, Direito Internacional Econômico, Direito Constitucional Internacional, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito da Propriedade Intelectual e em áreas aplicadas, tais como Direito do Petróleo, Direito da Energia, Direito Regulatório e Direito Minerário.
Curriculum Lattes

           

Dalmir Lopes Jr.

Doutor em Bioética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor Adjunto do Departamento de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense (UFF/VR) e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – PPGBIOS (programa em Associação UFRJ/FIOCRUZ/UERJ/UFF). Membro do Laboratório de Bioética Clínica (NUBEA-UFRJ). Líder do Grupo de Pesquisa em Direito, Saúde e Bioética Clínica (UFF).
Curriculum Lattes

 

           

    

 

Josycler Aparecida Arana Santos

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Direito das Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2005) . Atualmente é coordenadora disciplina .de Relações Internacionais do Centro de Ciências e Educação Superior pra Distância do Estado do Rio de Jane, profissional liberal – ADV. JOSYCLER ARANA, Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito internacional,direito trabalhista, direitos humanos, interdisciplinariedade, direito das minorias e políticas públicas. Atua também com atividades de extensão que para além de fortalecer vínculos acadêmicos tem a missão de contribuir com a sociedade onde a Universidade intervem. É coordenadora das Atividades Complementares do Departamento de Direito da Universidade Federal Fluminense, Campus Volta Redonda. Líder do Centro de Estudos em Direito e Relações Internacionais Contemporâneas.
Curriculum Lattes

 

Marcelo de Carvalho

Possui Graduação em Direito pela Faculdade de Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1996), mestrado em Direito da cidade pelo progama de pós graduação da Faculdade de Direito da UERJ (2003) e Doutorado em Direito Penal, também pelo programa de pós graduação da UERJ (2016). Atualmente é pofessor Adjunto da Universidade Federal Fluminense – UFF. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: direto penal, direito penal juvenil e direito, política penal, controle social, legislação penal e processual penal.
Curriculum Lattes

 

Marco Aurélio Lagreca Casamasso

Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, Mestre em Teoria do Estado e da Constituição e Bacharel em Direito pela PUC-RIO. É Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva do Curso de Direito na Universidade Federal Fluminense – UFF, em Volta Redonda – RJ, e professor permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional – PPGDC -, da UFF. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os fundamentos e transformações do Estado de Direito e a expansão da cidadania no contexto do constitucionalismo norte-americano. 
Curriculum Lattes

 

Marcus Wagner de Seixas

Advogado, Doutor E Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD / UFF); especialista em ‘Gestão dos Direitos Humanos’ pela UCAM com bolsa da Ford Foudation; curso de extensão em ‘Media Law’ pela University of Oxford. Chefe do Departamento de Direito da UFF em Volta Redonda. Coordenador-pesquisador das disciplinas: Direito Administrativo e Instituições de Direito Público e Privado do curso semi-presencial em Administração Pública, financiado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Líder do Grupo de Pesquisa: Direitos Humanos, Comunicação e Mídia e coordenador da TV Universitária de Volta Redonda, a TVR. Editor do periódico Animus Liber (ISSN 2358-0291).
Curriculum Lattes

 

 

Mariana Devezas R. Murias de Menezes

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense com período sanduíche na Universitè Lumière Lyon 2 (2017). Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2011), especialista em Direito Processual pela Universidade Federal Fluminense (2008). Trabalhou como advogada, analista do Jurídico da Caixa Econômica Federal e professora de Direito Processual Civil no Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA. Membro do Grupo de Pesquisa “Empresa, Direito e Sociedade”, atuando no Projeto “Na Baía Mobilidade é a Barca”, financiado pela Fundação Carlos Chagas, e cujas atividades são desenvolvidas em parceria com membros da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do GEPPIC (Grupo de Estudos em Políticas Públicas, Instituições e Controles). Bolsista da CAPES – PDSE para realização de Doutorado Sanduíche na Université Lumière Lyon 2. Foi membro do grupo de pesquisa Efetividade de Jurisdição/GPEJ-CNPq, junto ao qual foi desenvolvido o projeto de pesquisa euroamericano “Código modelo de jurisdição administrativa”, em parceria com a Universidade Alemã de Ciências da Administração Pública de Speyer (Deutsche Hochschule für Verwaltungswissenschaffen Speyer/DHV).
Curriculum Lattes

 

 

Matheus Vidal Gomes Monteiro

Pós-Graduado em Direito Civil, Processual Civil e Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida – UVA (2008); Mestre em BioDireito, Ética e Cidadania pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL (2010); Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá – UNESA (2017); Professor Assistente do Departamento de Direito (VDI) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense – UFF. 
Curriculum Lattes

 

Patrícia Silva Cardoso

Doutora em Direito da Cidade pela UERJ, em co-tutela com a “Università di Roma – La Sapienza” (2016), com bolsa Capes PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Possui mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professora Adjunta de Direito Civil da Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda), na qual desenvolve pesquisas com ênfase em Direito Privado, com especial ênfase na temática dos Direitos Reais e da tutela da propriedade privada. É líder do grupo de pesquisa Civitas – Direito Privado na Contemporaneidade, desenvolvido em cooperação com a Università degli Studi di Padova e a Università degli Studi di Genova. Membro da Comissão “Domínio Público, Intervenção na Propriedade e no Domínio Econômico da Escola da Magistratura Regional da 2a. Região (EMARF).
Curriculum Lattes

Pedro Curvello Saavedra Avzaradel

É Pós-doutor em Direito Ambiental pela Universidade Paris I (2017) como parte do Programa CAPES/COFECUB tendo como instituição de fomento a CAPES. Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2012), Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ, 2005). Professor Adjunto da UFF desde 2014, atua no Curso de Direito do Polo Universitário de Volta Redonda, sendo um dos lideres do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito (GEMADI) e ministrando as disciplinas Direito Ambiental e Direito Florestal. Integra desde 2015 o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da mesma Universidade (PPGDC/UFF). Autor do livro “Novo Código Florestal: enchentes e crise hídrica no Brasil”(2016), participou da organização de algumas obras coletivas, destacando-se as seguintes: “Democracia Ambiental na América Latina: uma abordagem comparada”(2016), “Questões Socioambientais na América Latina”(2016), “Constituição, Crise Hídrica, Energia e Mineração na América Latina”(2016), “O Estado Regulador no Cenário Ambiental” (IDPV, 2017) e “Climate Change, Environmental Treaties and Human rights” (2018). Atua principalmente com os seguintes temas: mudanças climáticas, tutela das florestas e Democracia Ambiental e Direito Constitucional Ambiental. Atualmente, pesquisa os aspectos jurídicos das relações existentes entre a proteção das florestas, a produção de energia e as alterações no clima.
Curriculum Lattes

 

Renata Braga Klevenhusen

Possui mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ (2009). Atualmente é professora adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense. Mediadora capacitada em Justiça Restaurativa. Mediadora judicial em formação junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Curriculum Lattes

 

Quintino Lopes Castro Tavares

Professor assistente da Universidade Federal Fluminense,, Doutorando em Direito na FND/UFRJ, graduado e mestre em Direito pela UFSC. Tem experiência forense e no magistério superior, com ênfase em Direito Processual e Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Processual, Civil e Penal, hermenêutica, constitucional e semiótica textual (aplicada ao Direito).
Curriculum Lattes

 

Taiguara Libano Soares e Souza

Bacharel em Direito pela UFF (2008), mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2010), Doutor em Direito pela PUC-Rio (2015). Advogado criminalista, Professor de Direito Penal da UFF; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC-UFF); Professor Adjunto de Criminologia e Direito Penal da Faculdade de Direito IBMEC-RJ, professor da Pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia da UCAM, professor de Direito Penal da EMERJ, professor de Direito Penal da Escola Superior da Polícia Militar. Foi membro eleito do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (2011-2015). Membro do CONPEDI, IBCCRIM, Associação Ibero-americana de Filosofia Política, Associação Nacional de Direitos Humanos Ensino e Pesquisa, Comissão de Direitos Humanos do IAB, Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio e Instituto de Defensores de Direitos Humanos-DDH. Atua especialmente nos temas Direito Penal, Criminologia, Direitos Humanos, Execução Penal e Segurança Pública.
Curriculum Lattes

 

Vanessa Iacomini

Formação Jurídica. Professora da Universidade Federal Fluminense desde 20 de outubro de 2010. Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (2013 – 2018). Presidente e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito Contemporâneo – NEDC (2013 – 2018). Coordenadora do Grupo Directus (2013 a 2018). Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UFF – VR ( 2014 -2018). Integrante do Colegiado do curso de direito da UFF-VR ( 2013- 2018). Integrante do Colegiado da Unidade – Instituto de Ciências Sociais e Humanas – ICHS (2013-2017). Integrante da Comissão Interna de Biossegurança (CTBios) da Unidade (2016 a 2018). Integrante do Projeto de Pesquisa intitulado Direito Internacional dos Refugiados e o Brasil, Projeto do Processo: 447798/2014-6-CNPq; Edital: MCTI/CNPq/Universal 14/2014; Apoio a Projetos de Pesquisa/MCTI/CNPQ/ Universal 14/2014. Autora de Obras Jurídicas.
Curriculum Lattes

 

Vinicius Figueiredo Chaves

Pós-doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Calixto Salomão Filho. Avaliador do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (INEP/MEC). Editor-associado da Revista Opinião Jurídica, classificada no estrato A2 do Qualis/Capes. FORMAÇÃO ACADÊMICA: 1) Doutor em Direito pela UERJ (foi bolsista CAPES), na linha de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas. 2) Mestre em Direito Público e Evolução Social pela UNESA (foi bolsista CAPES e bolsista UNESA). 3) Pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV/RJ, onde também se especializou em Direito Tributário e Direito Societário e Mercado de Capitais. 4) Formado pela Escola de Direito da AMPERJ. 5) Bacharel em Direito pela UCAM. 6) Cursou os Programas TOP CVM VI, VII e XII e TOP CVM Derivativos (Formação de Professores), em Mercado Financeiro e de Capitais, entre diversos outros cursos de extensão. FUNÇÕES ACADÊMICAS ATUAIS: 1) Professor permanente do PPGD da UNESA e pesquisador do Programa Pesquisa Produtividade. 2) Professor adjunto da UFRJ (FND), na área de Direito Comercial. 3) Professor adjunto da UFF/VR, na área de Direito Comercial. AVALIADOR/PARECERISTA AD HOC: 1) Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI; 2) Revista Direito GV (Qualis A1). 3) Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM (Qualis A1). 4) Revista Opinião Jurídica (Qualis A2). 5) Revista Opinión Jurídica de la Facultad de Derecho de la Universidad de Medellín (Qualis B1). EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS ANTERIORES: 1) Exerceu a vice-chefia e, posteriormente, a chefia do Departamento de Direito Social e Econômico da Faculdade Nacional de Direito/FND no período 2017/2018; 2) Foi coordenador do Curso de Direito da UNESA, na unidade Niterói, nos anos de 2013/2014. 3) Foi professor da Pós-graduação da UNESA, nos anos de 2010/2011. 4) Foi professor substituto da UFF, nos anos de 2013/2014. 5) Foi professor substituto da UERJ, nos anos de 2013/2014. 6) Foi assistente de ensino e pesquisador da pós-graduação em Direito Empresarial da FGV, na área de Direito Empresarial/Direito Societário e Mercado de Capitais, nos anos de 2008/2009, com participação na produção técnica das apostilas temáticas. APROVAÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS NA ÁREA DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR (aprovado em todos os cinco concursos dos quais participou, sendo quatro deles em primeiro lugar): 1) Aprovado em 1º lugar em concurso público (abr. 2017) para professor adjunto da UFRJ (FND), na disciplina Direito Comercial. 2) Aprovado em 1º lugar em concurso público (out. 2015) para professor efetivo da UFF, na área de Direito Privado. 3) Aprovado em 3º lugar em concurso público (out. 2013) para professor efetivo da UFRRJ, na disciplina Direito Financeiro e Tributário. 4) Aprovado em 1º lugar em processo seletivo público para professor substituto da UERJ (com provas escrita de aula e análise de currículo – fev./2013), na disciplina legislação comercial e societária. 5) Aprovado em 1º lugar em processo seletivo público para professor substituto da UFF (com provas escrita, de aula e análise de currículo – out./2013) nas disciplinas direito cambial, mercado de capitais e direito societário. PRODUÇÃO E ATIVIDADES ACADÊMICAS: 1) Regularidade de publicações com veiculação de artigos científicos em periódicos classificados em estratos QUALIS elevados (como A1, A2, B1, B2), assim como em obras coletivas (capítulos de livros). 2) Participação frequente em importantes eventos acadêmicos nacionais e internacionais. 
Curriculum Lattes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados