Curso de Graduação em Direito em Volta Redonda

Notícias

Apresentação do curso

História de Surgimento do Curso de Direito da UFF

O Plano de Reestruturação da Universidade Federal Fluminense está, há muito, estreitamente relacionado ao Vale do Médio Paraíba, em especial à cidade de Volta Redonda. Em 1961 um decreto presidencial criou a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda, que iniciou sua atuação oferecendo o curso de graduação em Engenharia Metalúrgica. Atualmente a Escola abriga mais três modalidades de Engenharia – de Produção, Mecânica e de Agronegócios, além de cursos de pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, nos níveis de mestrado e doutorado.

Num esforço da Instituição em oferecer mais vagas no Ensino Público, em atendimento às necessidades de formação em nível superior, a ampliação supracitada dos cursos de graduação e pós-graduação foi feita sem ampliação da estrutura física ou do contingente de recursos humanos. Dados pioneirismo e experiência da instituição, a UFF foi signatária do Protocolo de Intenções de novembro de 2003, fruto de política do atual governo federal para ampliação do espaço público de formação superior na Região do Médio Vale do Paraíba e que resultou na recente criação do Pólo Universitário de Volta Redonda.

Tendo como parceiros o MEC, o Município de Volta Redonda, a UFF e a UFRRJ pretendeu-se estabelecer, quando da criação do Pólo Universitário de Volta Redonda, um modelo regional de ensino, comprometido com aspectos específicos como: a) o foco em questões de desenvolvimento científico, tecnológico e social da região; b) projetos pedagógicos adequados à demanda regional; c) implantação e manutenção da infra-estrutura física e de recursos humanos. O Pólo Universitário de Volta Redonda é composto por três unidades, Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda, Escola de Ciências Humanas e Sociais e Instituto de Ciências Exatas.

A ampliação qualitativa e quantitativa da educação inicial e continuada, tarefa inerente à Instituição Pública de Ensino Superior deve combinar educação humanística à formação profissional a fim de superarem-se os problemas econômicos e sociais da região do Médio Paraíba, com atenção especial às demandas regionais, foco fundamental da expansão do Ensino Público Superior na região.

Localização Estratégica

O Curso de Graduação em Direito da UFF-VR encontra-se situado na região do Médio Paraíba Fluminense, que fica na porção meridional do Estado do Rio de Janeiro, e compreende doze unidades administrativas municipais, a saber: Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.

O Médio Paraíba está situado estrategicamente entre as duas principais regiões metropolitanas do país: Rio de Janeiro e São Paulo, às quais se conecta através da BR-116, com acesso ao Centro Sul Fluminense, a Juiz de Fora – Belo Horizonte e à Zona da Mata Mineira, através da Br-393.

Tanto por sua localização estratégica quanto pelos excelentes resultados nos Exames da Ordem dos Advogados, sempre figurando entre as três primeiras instituições públicas no Estado do Rio de Janeiro, fazem o Curso de Direito da UFF-VR ser uma opção atrativa para os ingressantes, o que tem gerado as notas de corte mais altas no SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Em 2019, O Curso de Direito da UFF em Volta Redonda recebeu o selo: “OAB Recomenda” na sexta edição avaliação. O selo tem por objetivo evidenciar as IES que oferecem uma formação jurídica de excelência. Os referenciais para essa concessão tem por base os bons resultados reiterados nos Exames da OAB e do ENADE.

Com isso o Curso de Graduação em Direito da UFF em Volta Redonda entra para um seleto grupo de 161 Instituições, dentre as mais de 1500 existentes, com qualidade atestada pela OAB Federal.

Princípios Norteadores do Curso de Direito

A concepção do Curso de Direito delineia um profissional ético que compreenda as questões científicas, técnicas, políticas, sociais e filosóficas de um mundo globalizado, sem deixar de produzir e aplicar teorias e metodologias adequadas às características da sociedade brasileira e internacional.

Esta concepção está fundamentada num modelo curricular por disciplinas, mas que busca na diversidade de atividades teóricas-práticas, uma zona de inovação para a construção de alternativas educativas mais coerentes e integradas com o perfil do profissional requerido para a sociedade econômico-social e tecnológica do século XXI e na habilidade para desenvolver um trabalho em equipe e multidisciplinar, como um diferencial para melhor se ajustar a um novo perfil profissional do bacharel em Direito.

Índices de Aprovação nos Exame da OAB

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados