Curso de Graduação em Direito em Volta Redonda

Notícias

Palestra: Importância da filosofia do (e no) direito

Haja vista que o Brasil é o país que mais forma bacharéis de Direito no mundo e as grades curriculares das Academias são compostas majoritariamente por disciplinas dogmáticas, torna-se extremamente necessário ressaltar a importância das propedêuticas (ou zetéticas) não somente para a formação crítica dos estudantes, mas também para a formação do profissional que será inserido no mercado de trabalho.

O Direito não é uma ciência exata e a pessoa que se forma nessa área assume o compromisso de ser, para o resto da vida, um cientista social. E para tanto, é imprescindível desenvolver a capacidade crítica e reflexiva do discente para além dos manuais e receitas.

“O papel da Filosofia do Direito é contribuir com uma formação holística, humanística e capaz de levar a uma leitura reflexiva do fenômeno jurídico; teria, portanto, a função de instigar o profissional do Direito a uma visão mais completa e complexa do fenômeno jurídico que supere a visão meramente técnica e praxista; levaria o estudioso a perguntar o porquê do direito; a perguntar o que é o direito e não somente a perguntar como se fazem os processos jurídicos.” – Dr. José Luciano Gabriel

Pensando nisso, o Grupo de Estudos em Constituição Jurisdição e Processo, orientado pelo professor Dr. Matheus Vidal, convida a todos para o Evento: A importância da Filosofia do (e no) Direito, onde juntos poderemos reiterar ou apreender a importância das disciplinas introdutórias e, principalmente, a filosofia, por intermédio de um especialista no tema: Prof. Dr. Getúlio Nascimento Braga Júnior, doutor em filosofia pela UFRJ, mestre em Filosofia pela UFRJ, graduado em Filosofia pela UFRJ, graduado em Direito pela Universidade Gama Filho e professor dos Cursos de Direito da Universidade Cândido Mendes, Universidade Estácio de Sá e IBMEC.

Reitera-se que serão concedidas 5h de atividades complementares!

Formulário para inscrição:
https://forms.gle/Mgwj3wL3iAbHDggk7

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content